domingo, outubro 22, 2006

Tool


Parece que foi ontem, 4 de junho 2002... Ozzfest no estádio do restelo... uma noite memorável! Apesar da chuva e do frio que se fez sentir na tarde/noite de verão, a ouvir grandes bandas tais como Ill Niño, Kittie, etc.. Valeu a pena a gripe do dia seguinte! Uma banda que surge em 1992 e que em pouco tempo atinge o pico dos tops do metal, devido a sua originalidade. Trata-se de uma sonoridade progressiva, algo inovador no metal da altura, onde se destacam os "riffs" distorcidos da guitarra de Adam Jones.
Na altura lá andava eu casa escola - escola casa com o meu leitor de cd´s na mochila (ipod´s na altura não havia) a curtir as musicas de Tool que conseguia "sacar" no velhinho Napster, sem saber que na realidade os Tool não eram somente uma banda com uma sonoridade especial, mas sim uma banda que tinha muito para dizer no campo artistico. Digo isto porque naquela tarde cinzenta descobri que Maynard James Keenan não só era o vocalista, mas que também criava os clips que acompanhavam as musicas em palco. Uma sucessão de imagens e desenhos muitas vezes agressivos acompanhados pela postura de um vocalista com a pele em tons de azul (não me lembro se pintura ou efeitos luminosos) quase em trance.
Saiu recentemente o 6º album da banda, que marca o 14º ano de existência: 10,000 Days. Ainda não me foi possivel escutar o disco muitas vezes, mas do pouco que ouvi devo afirmar que a banda continua igual a si mesma: sempre a inovar, nunca caindo na monotonia. Destaco Rosetta Stoned e Right in two. Para quem não conhece a banda recomendo o album Lateralus, a meu ver o melhor deles todos.
Há mais... Eles estão de volta! dia 5 de novembro no pavilhão atlantico de Lisboa poderemos voltar a saudar uma banda que de certeza deixou cá muitas saudades!